O Diálogo

O Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional é realizado no Brasil desde o ano de 2012. A sua internacionalização foi inaugurada em Portugal, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), com a realização da V edição em outubro de 2014, e da VII edição em outubro de 2015.

Sua equipe organizadora é composta pelos professores Jorge Miranda (Portugal), presidente de Honra; Bleine Queiroz Caúla (Brasil), coordenadora científica; Carla Amado Gomes (Portugal) e Susana Borràs Pentinat (Espanha), coordenadoras acadêmicas; André Leite (Lituânia), coordenador de comunicação; Claudia Ribeiro Pereira Nunes (EUA) e Kamile Moreira Castro (Brasil), supervisoras editoriais.

O “Diálogo” tem seu berço na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e, a partir do projeto de internacionalização do seu curso de Direito, atravessou seus muros para outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras: Unama (Grupo Ser Educacional); Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Cândido Mendes (UCAm); Universidade de Lisboa (UL); Universidade Rovira i Vigili (URV); Universidade do Porto (UP); Universidade São Francisco de Quito (Equador); Universidade de Teramo (Itália); Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Universidade do Minho (Portugal).

O conclave reúne juristas, professores, advogados, sociólogos e áreas afins. Nele, temas de grande relevância como imigração, direito da energia, mutação constitucional, Estado de Coisas Inconstitucional, Estado de Coisas Inconvencional, dentre outros problemas e desafios metajurídicos sobre os quais o Direito deverá se quedar nesse novo século, são objeto de um diálogo interdisciplinar. É momento de encontro entre juristas, professores e acadêmicos do direito do Brasil e de outros países, para um diálogo transversal e interdisciplinar, afeto às áreas do direito ambiental, direito constitucional e do direito internacional.

Os anais do evento são publicados em duas coletâneas (artigos apresentados e artigos dos palestrantes), impressas pela Editora Lumen Juris (com acesso gratuito no site www.dialogaci.com), que compreendem as palestras ministradas e os artigos apresentados por autores brasileiros e estrangeiros. Após a sua publicação nacional, eles são também publicados como e-Books internacionais, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Instituições públicas e privadas, como a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e a Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior – Capes, apoiam a realização do evento por meio de incentivos à publicação de anais das edições e da disponibilização da estrutura física de auditórios e material visual.

Jorge Miranda

Presidente de honra do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional.
Presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Politicas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Bleine Queiroz Caúla

Coordenadora científica do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutora em Direito, linha Estratégia Global para o Desenvolvimento Sustentável – Universidad Rovira i VirgiliProfessora Assistente da UNIFOR. Vencedora do V Prêmio Innovare (Projeto Cidadania Ativa, 2005-2008). 

andre-photo

André Leite

Coordenador de comunicação do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutor do Conservatoire Nacional des Arts et Métiers, especialidade Direito; doutor em direito pela UFSC; é pesquisador associado da Universidade de Vilnius.

Susana Borràs

Susana Borràs Pentinat

Coordenadora acadêmica do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Professora de Direito Internacional Público e Relações Internacionais, Coordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da Fac. de Ciênc. Juríd. da Universidad Rovira i Virgili.

amanda-photo

Carla Amado Gomes

Coordenadora acadêmica do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutora em direito, é Professora Associada da Fac. de Direito da Univ. de Lisboa e Professora Convidada da Fac. de Direito da Univ. Católica (Porto). Investigadora principal do Centro de Investig. de Direito Público (CIDP) da Fac. de Direito de Lisboa.

Claudia Ribeiro Pereira Nunes

Claudia Ribeiro Pereira Nunes

Supervisora editorial do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho. Visiting Fellow da Universidade de Yale, em 2018-2019. Professora do Centro Universitário Fluminense e coordenadora de pesquisa e da área de convênios das Faculdades Associadas de Ariquemes. Em 2018 recebeu a Medalha Sergio Vieira de Mello. Em 2019 recebeu o Emerging Scholar Award (EUA).
IMG-20190729-WA0018

Kamile Moreira Castro

Supervisora editorial do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Mestranda em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa – ISCSP. Mestranda em Direito pela UNINOVE. Especialista em Direito e Processo Eleitoral e Especialista em Direito Processual Penal. Atualmente é juíza substituta e ouvidora substituta – Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

Apoiadores permanentes