O Diálogo

O Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional é realizado no Brasil desde o ano de 2012. A sua internacionalização foi inaugurada em Portugal, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), com a realização das edições V em outubro de 2014, e VII em outubro de 2015.

É um momento de encontro entre juristas, professores e acadêmicos de direito do Brasil, Espanha e Portugal, para um Diálogo transversal e interdisciplinar afeto às áreas do direito ambiental, direito constitucional e do direito internacional.

Instituições públicas e privadas como a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e a Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior – Capes fomentam a parceria com o conclave, por meio do incentivo à publicação dos anais das edições e da disponibilização da estrutura física de auditórios e material visual.

Jorge Miranda

Presidente de honra do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional.
Presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Politicas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Bleine Queiroz Caúla

Coordenadora geral do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutoranda em Direito – Área Ciências Jurídico-Políticas – da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e em Direito Internacional Ambiental – Línia dinvestigació en Estratègies globals per al desenvolupament sostenible – da Universitat Rovira I Virgili (Espanha – Tarragona). Professora Assistente da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

_MG_4676

Valter Moura do Carmo

Coordenador científico do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional.
Doutor em Direito pelo PPGD da UFSC, realiza estágio pós-doutoral na UNIMAR.

andre-photo

André Olavo Leite

Coordenador de comunicação do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Pesquisador contratual e doutorando do Conservatoire Nacional des Arts et Métiers (Paris), com tese em cotutela com o PPGD da UFSC, é membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da UICN (WCPA/IUCN).

Susana Borràs

Susana Borràs Pentinat

Coordenadora acadêmica do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Professora de Direito Internacional Público e Relações Internacionais, Coordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da Fac. de Ciênc. Juríd. da Universidad Rovira i Virgili.

amanda-photo

Carla Amado Gomes

Coordenadora acadêmica do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Investigadora do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) e do Centro de Investigação de Direito Público (CIDP).

Bruna Sousa Paula

Bruna Souza Paula

Supervisora editorial do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professora do Centro Universitário Estácio.