O Diálogo

O Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional é realizado no Brasil desde o ano de 2012. A sua internacionalização foi inaugurada em Portugal, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), com a realização da V edição em outubro de 2014, e da VII edição em outubro de 2015.

Sua equipe organizadora é composta pelos professores Jorge Miranda (Portugal), presidente de Honra; Bleine Queiroz Caúla (Brasil), coordenadora geral; Carla Amado Gomes (Portugal) e Susana Borràs Pentinat (Espanha), coordenadoras acadêmicas; Valter Moura do Carmo (Brasil), coordenador científico; André Leite (Lituânia), coordenador de comunicação; e Bruna Souza Paula (Brasil), supervisora editorial.

O “Diálogo” tem seu berço na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e, a partir do projeto de internacionalização do seu curso de Direito, atravessou seus muros para outras Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras: Unama (Grupo Ser Educacional); Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Cândido Mendes (UCAm); Universidade de Lisboa (UL); Universidade Rovira i Vigili (URV); Universidade do Porto (UP); Universidade São Francisco de Quito (Equador); Universidade de Teramo (Itália); Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Universidade do Minho (Portugal).

O conclave reúne juristas, professores, advogados, sociólogos e áreas afins. Nele, temas de grande relevância como imigração, direito da energia, mutação constitucional, Estado de Coisas Inconstitucional, Estado de Coisas Inconvencional, dentre outros problemas e desafios metajurídicos sobre os quais o Direito deverá se quedar nesse novo século, são objeto de um diálogo interdisciplinar. É momento de encontro entre juristas, professores e acadêmicos do direito do Brasil e de outros países, para um diálogo transversal e interdisciplinar, afeto às áreas do direito ambiental, direito constitucional e do direito internacional.

Os anais do evento são publicados em duas coletâneas (artigos apresentados e artigos dos palestrantes), impressas pela Editora Lumen Juris (com acesso gratuito no site www.dialogaci.com), que compreendem as palestras ministradas e os artigos apresentados por autores brasileiros e estrangeiros. Após a sua publicação nacional, eles são também publicados como e-Books internacionais, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Instituições públicas e privadas, como a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e a Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior – Capes, apoiam a realização do evento por meio de incentivos à publicação de anais das edições e da disponibilização da estrutura física de auditórios e material visual.

Jorge Miranda

Presidente de honra do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional.
Presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Politicas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Bleine Queiroz Caúla

Coordenadora geral do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutora em Direito, linha Estratégia Global para o Desenvolvimento Sustentável – Universidad Rovira i VirgiliProfessora Assistente da UNIFOR. Vencedora do V Prêmio Innovare (Projeto Cidadania Ativa, 2005-2008). 

andre-photo

André Olavo Leite

Coordenador de comunicação do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutor do Conservatoire Nacional des Arts et Métiers, especialidade Direito, e doutor em direito pela UFSC, é pesquisador associado da Universidade de Vilnius.

Susana Borràs

Susana Borràs Pentinat

Coordenadora acadêmica do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Professora de Direito Internacional Público e Relações Internacionais, Coordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da Fac. de Ciênc. Juríd. da Universidad Rovira i Virgili.

amanda-photo

Carla Amado Gomes

Coordenadora acadêmica do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutora em direito, é Professora Associada da Fac. de Direito da Univ. de Lisboa e Professora Convidada da Fac. de Direito da Univ. Católica (Porto). Investigadora principal do Centro de Investig. de Direito Público (CIDP) da Fac. de Direito de Lisboa.

_MG_4676

Valter Moura do Carmo

Coordenador acadêmico do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutor em Direito pela UFSC, tendo realizado o doutorado sanduíche na Univ. de Zaragoza. Professor permanente do PPGD/UNIMAR, é diretor de relações institucionais do CONPEDi e membro da Com. de Estudo de Identificação e Descrição da ABNT.
Bruna Sousa Paula

Bruna Souza Paula

Supervisora editorial do Seminário Internacional Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professora do Centro Universitário Estácio.

Apoiadores permanentes